segunda-feira, 3 de março de 2014

Organize-se: Rotina e metas

Eu sei, eu sei que a maioria de vocês torceu o nariz para o primeiro assunto da Organize-se de hoje: Rotina.


Eu odeio, sinto arrepios ao pronunciá-lá e detesto ter que definir horários para me organizar, mas infelizmente, é o único jeito.
Porém, mas, entretanto e todavia, eu não me contento com o que não me agrada e muito menos deixo tudo como está, então consegui adaptar minha aversão a rotinas, de um modo que, incrivelmente, me deixou feliz: minhas rotinas mudam a cada semana! Ou seja, a cada semana, eu organizo tudo o que eu tenho que fazer de maneiras diferentes, troco horários de estudo e descanso, os dias, etc, garanto que assim será bem mais fácil de encarar a rotina, por exemplo:

Segunda 24/02:   14h00: Estudar Gramática                      
                               16h00: Assistir O Nome da Rosa
                               18h00: Descanso
                               18h30: Exercícios de Matemática
                               20h00: Estudar Biologia 

Terça 25/02:        15h00: Assistir Dom Casmurro
                              17h00: Exercícios de Física 
                              18h00: Exercícios de Química Orgânica
                              19h00: Descanso
                              19h30: Estudar Geografia 


Segunda 03/03:  14h30: Exercícios de Física
                              15h30: Estudar Guerra Fria
                              17h00: Assistir Lutero
                              19h00: Descanso
                              20h00: Exercícios do ENEM

Terça 04/03:       15h00: Ler cinco capítulos de O Cortiço
                             16h00: Estudar Romantismo
                             18h00: Exercícios de Inglês
                             19h00: Descanso
                             19h30: Estudar Filosofia

Viram? É fácil e, mudando os horários e ordem dos afazeres, nem mesmo percebemos que estamos em uma rotina. Organize a sua e, eu garanto, será mais legal passar horas e horas estudando.
                      
O próximo passo para se organizar dentro de uma ou mais rotinas, é ter todos os objetos possíveis para te ajudar e lembrar de tudo a fazer, e essa é a parte divertida! Compre agendas, cadernos e calendários, painéis organizadores, painéis de tarefas semanais/mensais, post its, enfim, tudo o que te ajudar!
E coisas de papelaria são tão fofas e lindas, que eu não consigo me conter dentro de uma... E sei que não sou a única, né, hahahahaha!
Divirtam-se e inspirem-se nas fotos lindas que eu separei:











Dica: Imprimir calendários.
Descobri há um tempo e já aderi à ideia! Vários sites/blogs disponibilizam, gratuitamente ou não, calendários e vários outros artigos, para você imprimir! Gente, tem cada um mais lindo que o outro, e até agora eu não consegui decidir qual eu vou usar este ano...
Para quem quiser, recomendo estes sites: E aí BelezaThe Elli BlogHello Cuteness e Stylish Living.






A próxima etapa para se organizar com colégio/faculdade/trabalho/pré-vestibular é estabelecer metas! Para mim, essa é uma das partes mais divertidas, simplesmente porque posso superar as metas e esse desafio é demais.
Vamossss lá! Eu costumo estabelecer metas mensais no primeiro final de semana do mês, e a cada Domingo, estabeleço as semanais baseadas nas mensais. Sendo assim, todos os dias, estabeleço metas baseadas nas semanais!
Por exemplo:

Em Março eu vou estudar orações subordinadas, estudar Trovadorismo, estudar toda a matéria de Logaritmos, ler três livros de leitura obrigatória para vestibulares, fazer 100 exercícios de Química Orgânica, resolver as duas últimas provas da FUVEST, estudar todos os tempos verbais de Espanhol, assistir cinco filmes sobre Grécia Antiga e Império Romano e fazer resumos dos mesmos, estudar relevo brasileiro, estudar conceitos e fazer 50 exercícios de Óptica, estudar Genética e ler um livro sobre Alta Idade Média.
Ufa!

Agora semanalmente:
Nesta semana vou ler um livro obrigatório para o vestibular, fazer 10 exercícios de Química Orgânica, assistir dois filmes sobre Alta Idade Média, estudar operações básicas com Logaritmos, fazer 10 exercícios de Óptica e estudar uma vertente de Trovadorismo.

Agora diariamente:
Hoje vou assistir um filmes sobre Alta Idade Média, estudar soma de Logaritmos, ler dois capítulos do livro e fazer 5 exercícios de Química Orgânica.

Bom, esse é só um exemplo, mas você pode se organizar por matérias também, e estudar uma por mês, e assim vai.
Para isso, organize horários para cada dia, sem esquecer de pequenos intervalos e descanso também, hein!
Coloque alarmes e avisos no celular, baixe aplicativos específicos, etc.


Espero que tenham gostado, e até o próximo Organize-se!
Beijos, Camille.


Fotos: We Heart It

Nenhum comentário:

Postar um comentário